terça-feira, 14 de agosto de 2012

O Histório da Biblioteca

O historiador Rio-Grandino Eder Fontoura a data de fundação da biblioteca Rio-Grandense é em 15 de agosto de 1846, sendo que essa instituição que surgiu por iniciativa e apelo de Barbosa Coelho dirigido a um grupo da elite local quando de um encontro na residência de José Antônio Ramos. O nome inicial foi o Gabinete de Leitura sendo o primeiro presidente Barbosa Coelho e o primeiro secretário Manoel Coelho da Rocha Junior. Os estatutos foram aprovados nos dias 21 e 22 de setembro de 1846 sendo que primeiro bibliotecário foi o próprio Barbosa Coelho.
O prédio inaugural situava-se num sobrado localizado á rua do Artesanal (Rua Ewbank). Onde a primeira compra dos livros foi efetuada por Barbosa Coelho e a primeira doação foi realizada por Malaquias José Neto.  Em 3 de novembro de 1847 a biblioteca foi instalada no prédio número 146 do segundo andar a rua da Praia (Rua Marechal Floriano). No ano de 1866 mudou-se para a Direita (General Bacelar). Conforme Fontoura, frente a difícil situação financeira para garantir á manutenção  de suas  atividades, surgiu o amparo do Barao de Vila Izabel o qual tomou varias medidas para restabelecer o prestigio e o crédito da histórica instituição assumindo a presidência desde 14 de janeiro de 1878.
Em 1880 a biblioteca contava com um acervo de 16mil volumes o que é considerável para a época.
A aquisiçao de um prédio mais espaçoso para a Biblioteca ocorreu na gestão do Visconde Pinto Rocha (quando a biblioteca comprou da municipaidade um casarão localizado na esquina das ruas General Netto e Osorio - Antiga casa da Câmara do Comércio. O governo municipal adquiriu  um imóvel localizado na esquina das ruas General Netto e Floriano Peixoto prédio da prefeitura que incendiou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário